Inscreva-se na newsletter

Inscreva-se na newsletter de Stellantis Communications e fique atualizado sobre todas as novidades

16 set. 2015

A Fiat no Salão Internacional de Frankfurt 2015

• A Fiat expõe em Frankfurt toda a família 500, constituída por viaturas muito diferentes em termos de vocação e carácter, mas que partilham a mesma matriz: o emblemático Fiat 500. • O protagonista é o Novo 500, modelo com que a Marca está pronta para enfrentar os futuros desafios do mercado, sem esquecer as suas profundas raízes.

A Fiat no Salão Internacional de Frankfurt 2015

 

  • A Fiat expõe em Frankfurt toda a família 500, constituída por viaturas muito diferentes em termos de vocação e carácter, mas que partilham a mesma matriz: o emblemático Fiat 500.
  • O protagonista é o Novo 500, modelo com que a Marca está pronta para enfrentar os futuros desafios do mercado, sem esquecer as suas profundas raízes.
  • O Novo 500 oferece uma oportunidade exclusiva denominada "Second skin" que, qual segunda pele, permite personalizar a carroçaria com uma decoração única e inconfundível.
  • O novo modelo estreia o inovador sistema de infoentretenimento UconnectTM com ecrã de 5" que, no nível de equipamento Lounge, oferece os serviços UconnectTM LIVE gratuitamente durante cinco anos.
  • O ícone Fiat estreia também o novo motor 1.3 Multijet 95 cv Euro 6 que se distingue pelas prestações e pelo respeito pelo ambiente: de facto, as emissões de CO2 são de apenas 89 gramas por quilómetro.
  • Projectores apontados também para o 500X, o crossover Made in Italy que, por certo, atrairá os olhares do público, exibindo-se tanto na alma mais urbana como na "off road".
  • Espaço ainda para o 500L, modelo que, graças ao icónico estilo 500, reformula em termos emocionais a categoria dos automóveis compactos dirigidos à família moderna.
  • O stand dispõe ainda de uma área dedicada ao merchandising e aos exclusivos acessórios realizados em colaboração com a Mopar.

 

A Fiat regressa a Frankfurt com uma sugestiva exposição de toda a família 500: o Novo 500, apresentado em Turim no passado mês de Julho, o crossover 500X, que continua a coleccionar óptimos resultados em termos de apreço e de vendas, e o 500L, líder de mercado no seu segmento. Viaturas muito diferentes por vocação e carácter, mas que partilham a mesma matriz: o emblemático 500.

 

Novo Fiat 500

O protagonista da área de exposição é o Novo Fiat 500, modelo com que a marca está pronta para enfrentar os novos desafios do mercado, sem esquecer as suas profundas raízes. Realizado pelo Centro de Estilo Fiat, apresenta-se com design, externo e interno, renovado e inconfundivelmente 500, tornando-se ainda mais cativante. As dimensões não aumentaram, mas passou a oferecer conteúdos mais ricos em termos de tecnologia, motores e possibilidades de personalização: em suma, o ícone evoluiu, optimizando aqueles traços que o tornaram uma obra-prima.

 

No stand, o público pode admirar nove versões, duas das quais cabrio: a primeira na nova cor "Vermelho Corallo" com capota bege e a segunda com carroçaria branca e capota vermelha equipada com o novo motor turbodiesel 1.3 Multijet 95 cv Euro 6, aqui em estreia mundial. O pequeno motor a gasóleo distingue-se em termos de prestações e consumo e, acima de tudo, atinge uma meta importante no que se refere ao respeito pelo ambiente, já que emite apenas 89 gramas de CO2 por quilómetro. Este motor está também montado no Novo 500 Lounge preto em exposição no stand.

 

Igualmente nova é a cor "Bordeaux Opera" que distingue a versão Lounge exposta, equipada com motor a gasolina 1.2 de 69 cv e com caixa de velocidades robotizada Dualogic. Cinco unidades exibem ainda uma grande oportunidade de caracterizar o Novo 500 que não deixará de surpreender todos e de estimular a fantasia e o desejo de ser visto e de se distinguir. Trata-se da "Second skin" e representa uma personalização exclusiva que, como uma segunda pele, permite transferir a própria personalidade para a carroçaria do Novo 500.­

 

Os novos modelos apresentam ainda várias alternativas de interiores: tecido Príncipe de Galles com debrum cor de marfim ou coral (disponível também em verde-azeitona), com apoios de cabeça e parte superior das costas dos bancos a contrastar em ecopele preta ou marfim. Cinco das viaturas apresentam ainda o exclusivo revestimento em Pele Frau preta, bordeaux e cor de tabaco, com o logotipo 500 bordado na parte superior das costas dos bancos em cor de marfim a contrastar.

 

Por fim, no renovado tabliê, sobressai o inovador sistema de infoentretenimento UconnectTM com ecrã de 5" que propõe, logo desde a versão Pop, rádio, 6 altifalantes, comandos no volante e entradas AUX-IN e USB. O Novo 500 Lounge oferece, de série, sistema mãos-livres com tecnologia Bluetooth, Rádio UconnectTM 5" LIVE com ecrã táctil que fornece uma grande variedade de funções, a começar pelos serviços UconnectTM LIVE gratuitos durante cinco anos, para além de muitas opções musicais a juntar ao rádio FM/AM.

 

Fiat 500X

Também o 500X irá, obviamente, atrair as atenções: o público poderá apreciar três viaturas, duas com equipamento Cross Plus, versão off road com pára-choques específicos, escudos de protecção e tracção 4x4, e uma no nível de equipamento Lounge, ou seja, a alma mais urbana do crossover Fiat. 

 

A primeira unidade Cross Plus, com carroçaria em Vermelho Amore, adopta o potente 1.4 MultiAir de 170 cv com a inovadora caixa automática de nove velocidades e tracção 4x4, assegurando perfeito equilíbrio entre conforto de condução e temperamento desportivo, grande capacidade de recuperação e débito fluido de binário. A seu lado entra-se um 500X Cross Plus com pintura de camada tripla em Amarelo Amalfi equipado com o potente 2.0 Multijet II de 140 cv, caixa manual de 6 velocidades e tracção 4x4.

 

O terceiro 500X, em versão Lounge, é equipado com motor 1.4 MultiAir de 140 cv com caixa de velocidades automática sequencial de dupla embraiagem, distinguindo-se por alguns acessórios Mopar, a marca de referência para os serviços, Customer Care, peças originais e acessórios das marcas da FCA. De referir, em particular, o "Chrome pack", que inclui elegantes elementos cromados, como molduras das portas e dos faróis de nevoeiro e suportes dos retrovisores exteriores. O conjunto é enriquecido com Cargo Organizer, que aumenta a versatilidade da bagageira, com tapetes e com tampas das válvulas dos pneus com logotipo Fiat. São um pequeno mas significativo exemplo da ampla colecção de acessórios Mopar  realizados especificamente para o novo crossover Fiat com o intuito de torná-lo ainda mais distinto.

 

Fiat 500L

A exposição completa-se com o 500L, modelo que alia o emblemático estilo do 500 à funcionalidade do design Made in Fiat. Desta tão especial alquimia nasceu o "City Lounge Fiat", nova concepção de automóvel citadino que reformula, em termos emocionais, a categoria das viaturas compactas dirigida à família moderna.

 

Em Frankfurt, o público pode apreciar a série especial Beats EditionTM com carroçaria bicolor e a versão Trekking na exclusiva cor Verde Toscana. O brilhante 1.4 16v T-Jet de 120 cv que equipa o primeiro 500L representa a resposta ideal para quem procura uma viatura capaz de se mover com agilidade no tráfego urbano mantendo custos de gestão contidos: com este motor, o 500L atinge uma velocidade máxima de 189 km/h e acelera de 0 a 100 em 10,2 segundos. 

 

O Fiat 500L Beats EditionTM dispõe de um sistema áudio capaz de oferecer um som de excelência que veio revolucionar o modo de viver a música dentro do automóvel. Exteriormente, caracteriza-se pela requintada carroçaria cinzenta com tecto preto enriquecida com elementos vermelhos e cromados acetinados que lhe proporcionam um aspecto urbano e moderno. O interior caracteriza-se pelo ambiente "total black" e por revestimentos em tecido e ecopele pretos com costuras vermelhas.

 

No stand, marca ainda presença um 500L Trekking 1.3 Multijet 95 cv, modelo com duas almas perfeitamente integradas que gostam de "se contagiar" quotidianamente: uma urbana, para viver despreocupadamente a cidade com estilo e uma mais "empreendedora", ideal para o fim-de-semana com a família e os amigos. A viatura exposta caracteriza-se pela carroçaria Verde Toscana com tecto branco e é equipada com alguns acessórios Mopar que lhe acentuam a dupla alma, como o útil contentor para protecção da bagageira, o cabide no apoio de cabeça, o difusor de fragrância e a protecção de soleiras das portas específica. É possível tornar a viatura ainda mais prática com as barras que permitem montar no tecto um porta-bicicletas, um porta-esquis, um porta-windsurf ou um contentor.

 

Novo Fiat 500

No passado mês de Julho, a Fiat apresentou o Novo 500, o modelo nascido para enfrentar os novos desafios do mercado sem esquecer as suas profundas raízes, que remontam a 1957, ano em que foi lançado o Fiat 500, o "pequeno grande carro" símbolo da motorização em massa, de que foram vendidos mais de 3,8 milhões de exemplares e que entrou de pleno direito no imaginário colectivo. Cinquenta anos depois, em 2007, capitalizando esse património, a Fiat conseguiu acelerar em direcção ao futuro: nascia o novo 500, um caso de sucesso imediato que durou oito anos, tendo conseguido vendas de mais de 1,5 milhões de unidades.

 

O testemunho passa agora para o Novo 500. Realizado pelo Centro de Estilo Fiat, o modelo apresenta design, externo e interno, renovado e inconfundivelmente 500 que o torna ainda mais atraente. Não cresceu em dimensões, mas oferece conteúdos mais ricos em termos de tecnologia, de motores e de possibilidades de personalização: só deste modo o ícone podia evoluir, optimizando aqueles traços que o tornaram uma obra-prima.

 

Disponível em versão berlina e cabrio, o Novo 500 prevê o lançamento de três níveis de equipamento, conforme os mercados: Pop, Popstar e Lounge. Todos propõem, de série, sete airbags, Rádio Uconnect 5" com seis altifalantes, portas AUX-IN e USB, comandos no volante e luzes diurnas com LED e, em Itália, ar condicionado. A versão Lounge é enriquecida com pormenores sofisticados, como tecto panorâmico de vidro, jantes de liga leve de 15", Rádio Uconnect 5" LIVE com ecrã táctil e volante em pele com comandos que permite ao cliente - através da integração com o próprio smartphone - utilizar numerosas apps no sistema de bordo, de modo a estar sempre ligado.

 

Arrojado e sedutor, o Novo 500 apresenta cerca de 1800 novos elementos, todos estudados para valorizar a originalidade e, ao mesmo tempo, conferir ao modelo um estilo ainda mais requintado. São novos os faróis dianteiros, com luzes diurnas com LED, as luzes traseiras, as cores, o tabliê, o volante, os materiais: actualizações substanciais, portanto, mas fiéis ao inconfundível estilo 500. De resto, o ícone Fiat é o manifesto de uma nova concepção de mobilidade: é uma revolução "gentil" nas estradas do mundo, pois consegue unir valores aparentemente opostos.

 

Hoje, o Novo 500 renova-se sob a insígnia da continuidade estética e da evolução tecnológica. É esta a fórmula mágica de "ser 500", a única capaz de fundir os opostos com grande coerência: é um automóvel exclusivo mas acessível; é um "best seller" global que mantém um coração profundamente italiano; é um produto elegante sem deixar de ser divertido; é muito pessoal, apesar de ter registado mais de 1.500.000 vendas. Cada vez mais, o Novo 500 conjuga técnica e sentimento para se confirmar como termo de comparação no seu segmento, sob todos os pontos de vista.

 

Motores

O Novo 500 propõe motores brilhantes nas prestações, mas contidos nos consumos e cada vez mais respeitadores do ambiente, como demonstra a homologação Euro 6. Acoplados a caixas mecânicas de 5 ou 6 velocidades, ou à caixa robotizada Dualogic, a gama de motores compreende o 1.2 de 69 cv, o TwinAir de dois cilindros de 85 cv ou 105 cv, o 1.2 69 cv EasyPower (GPL/gasolina) e o turbodiesel 1.3 Multijet de 95 cv, que faz a sua estreia exactamente no Salão.

 

Este motor a gasóleo representa o que de melhor existe actualmente em termos de engenharia de motores no campo dos pequenos turbodiesel: emite apenas 89 gramas de CO2 por quilómetro e satisfaz a norma Euro 6, embora garantindo prestações notáveis. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 10,7" e atinge a velocidade máxima de 180 km/h. Também o consumo se distingue pela economia e ecologia, já que, no ciclo combinado, precisa apenas de 3,4 litros de gasóleo para percorrer 100 quilómetros. Por fim, um pequeno primado: o Novo 500 é o único modelo do seu segmento, exceptuando o Fiat Panda, a oferecer um motor a gasóleo.

 

O motor TwinAir de 0.9 cm3 está disponível na versão de 85 cv e na de 105 cv. De referir que a primeira versão regista, no ciclo combinado, consumos de 3,8 litros/100 km e emissões de CO2 inferiores a 90 g/km: um dado notável em termos de sustentabilidade ambiental, demonstrando a eficácia das soluções tecnológicas concretas e acessíveis desenvolvidas pela Fiat e postas ao dispor de um público muito vasto, para que possa trazer os maiores benefícios ecológicos e económicos. Entre estas soluções sobressai exactamente o motor TwinAir, um exemplo concreto de como a tecnologia consegue reduzir consumos e emissões, com custos acessíveis.

 

Num segundo momento, a gama do Novo 500 ampliar-se-á com a motorização 1.2 de 69 cv em configuração "Eco". Este motor adopta um novo alternador inteligente, soluções aerodinâmicas específicas e novos pneus de 14", 15" ou 16" que oferecem reduzida resistência ao rolamento e elevada resistência ao desgaste. O conjunto destas soluções traduz-se em poupança efectiva nos custos de gestão e em impacto ambiental sustentável: um dado extremamente significativo é o valor das emissões de CO2, que fica em apenas 99 gramas por quilómetro.

 

Design externo

As dimensões do Novo 500 mantêm-se compactas: 357 centímetros de comprimento, 163 de largura, 149 de altura e distância entre eixos de 230 centímetros. No entanto, embora sob o signo da continuidade, o design da frente e da traseira mudaram. O estilo externo do Novo 500 ostenta todos os elementos que historicamente têm caracterizado o modelo desde o emblemático clássico dos anos Cinquenta, mas agora reforçando a própria identidade de um modo mais técnico e completo.

 

A referência histórica mais evidente é expressa pela ligação dos faróis superiores - sempre circulares, mas com um corte mais dinâmico, que confere um aspecto mais arrojado - aos faróis inferiores, com luzes diurnas com LED, e ao grupo "emblema - friso frontal". Os faróis superiores utilizam um inovador módulo polielíptico e garantem mais nítida visibilidade nocturna, proporcionando maior segurança: são "olhos" sempre abertos para a estrada. Incorporam luzes de médios e indicadores de direcção. O grupo óptico inferior, igualmente de perfil circular, integra as luzes de máximos, as luzes diurnas e as luzes de posição com LED. O efeito reproduz o carácter gráfico dos "zeros" do logotipo 500. O Novo 500, mesmo no escuro, distingue-se sempre através de uma inequívoca assinatura.

 

O capô conservou a forma envolvente, dobrando-se sobre os lados: um típico elemento 500, tal como a frente que, com grande harmonia estilística, apresenta a clássica forma trapezoidal onde sobressai o elegante friso cromado. A nervura é agora mais pronunciada e a entrada de ar auxiliar é uma grelha tridimensional, em "botões", cromados na versão Lounge, que confere à viatura um aspecto "simpático". Ao mesmo tempo, a robustez e a forte personalidade são realçadas pelos frisos cromados que chamam a atenção para as cavas das rodas. O Novo 500 surge, assim, com uma fisionomia ainda mais expressiva e um olhar mais sedutor.


O perfil continua suave e arredondado, dando ao Novo 500 um ar "travesso" que faz nascer um sorriso de cumplicidade a quem tem de enfrentar, todos os dias, contextos urbanos de trânsito intenso, espaços apertados e ritmos de vida frenéticos. Caracterizado por uma estética agradável, o modelo distingue-se por um perfil de notável luminosidade, volumes dos eixos das rodas às extremidades reduzidos ao mínimo e capô muito curto. Ligeiramente inclinada na zona dianteira, a linha de cintura faz sobressair a robustez da viatura.

 

A traseira distingue-se pelo puxador moldado que recupera o tema do suporte da luz da chapa de matrícula do primeiro Fiat 500, beneficiando agora de novos e exclusivos grupos ópticos. É a única viatura do seu segmento a adoptar um grupo óptico "esvaziado" - uma estrutura luminosa anelar que, no meio, deixa transparecer a cor da carroçaria -, onde se encontram os farolins, que secundam o perfil sinuoso da carroçaria e vão diminuindo gradualmente do óculo até ao novo pára-choques. Deste modo, a luz emerge da carroçaria, desenhando um percurso luminoso: uma autêntica "tatuagem de luz". Na zona inferior, nas extremidades de uma fina e agressiva grelha, preta ou cromada, encontram-se as luzes de nevoeiro e de marcha atrás. Esta divisão é funcional e garante maior eficiência luminosa.

 

Estão ainda disponíveis jantes de liga leve de novo desenho: de 15" e de 16", também com acabamento adiamantado. A oferta de cores de carroçaria conta com 13 opções (sete pastel, uma de tricamada e cinco metalizadas) entre as quais sobressaem os novos tons Vermelho Corallo e Bordeaux Opera. As alternativas contam ainda com duas variantes bicolores, preto-amarelo e preto-vermelho, em combinação com a exclusiva "Second skin", a nova possibilidade de personalização oferecida pelo Novo 500 que satisfaz as mais díspares exigências estéticas e criativas, permitindo ao cliente "vestir" o 500 com "roupa" sempre nova. Entrar no concessionário será como ir a um ateliê de alta-costura.

 

Um fato que se veste como uma "segunda pele"

O Novo 500 propõe mais uma grande oportunidade que não deixará de surpreender todos e de estimular a fantasia e a vontade de aparecer e distinguir-se, permanecendo intacta a espontânea simpatia que o ícone Fiat suscita desde sempre. Chama-se "Second skin" e representa uma personalização exclusiva que, como uma segunda pele, permite transferir para a carroçaria a própria personalidade e sentir-se sempre à vontade, com o gosto e a elegância Made in Italy.

 

O cliente tem à disposição uma decoração mais leve ("Small"), que envolve a linha de cintura e joga com um motivo geométrico e moderno, denominado "Ethnic", enquanto a solução "Medium", que engloba os pilares e o tecto e, em alguns casos, também o capô e a porta da bagageira, se reparte por quatro fantasias: o requintado motivo escocês "Lord", a decoração pop "Comics" - em combinação com as novas carroçarias bicolores - o ar fresco e estival "Navy" e o estilo mimético e fashion "Camouflage". Tal como um fato de alta-costura, a colecção "Second skin" do Novo 500 permite expressar a própria personalidade com um estilo único e inconfundível.

 

Os interiores

Também os interiores são completamente novos, a começar pelo design do tabliê, que pode agora integrar o inovador sistema de infoentretenimento Uconnect com ecrã de 5", táctil na versão Lounge, que garante grande visibilidade e se insere harmoniosamente num conjunto estudado com cuidado e ergonomia. O aspecto global é novo e tecnológico, mas sempre esteticamente 500, de modo inconfundível.

 

O habitáculo continua a ser envolvente e protector, cuidado nos pormenores, rico em referências ao passado reinterpretadas em termos modernos e valorizado por materiais exclusivos. Nesta óptica, os botões e a cúpula que protege o painel de instrumentos foram redesenhados, tal como o volante: os comandos, com molduras cromadas, são agora mais versáteis e completos. Em concreto, o habitáculo do Novo 500 sintetiza a riqueza de um equipamento moderno e ergonómico com design inspirado no código do 500 histórico.

 

Por cima da coluna de direcção sobressai a instrumentação analógica em círculos concêntricos, que permite controlar de imediato todos os parâmetros: na coroa mais externa encontra-se o velocímetro, e sob este, o conta-rotações. Ao centro, estão as informações do computador de bordo, com indicação do nível de combustível e da temperatura do líquido de refrigeração em formato digital.

 

O inovador ecrã digital TFT de 7", disponível como opcional, realizado em colaboração com a Magneti Marelli, grupo internacional que opera no âmbito do projecto e da produção de sistemas e componentes de alta tecnologia para veículos, merece um discurso à parte. O dispositivo fornece os dados relativos ao velocímetro, ao conta-rotações e ao computador de bordo, todos de leitura imediata e simultânea. A parte central do ecrã - onde sobressai uma imagem da viatura - pode ser configurada, escolhendo entre as diversas informações fornecidas pelo computador de bordo, como distância percorrida, consumo instantâneo de combustível, autonomia e tempo de viagem. Também as mensagens de alerta são bem visíveis - como portas abertas, temperatura, etc. -, tal como as indicações do "GSI" (Gear Shift Indicator), sistema que, através de um símbolo específico, sugere ao condutor o melhor momento para inserir uma nova relação de caixa de modo a obter a melhor eficiência.

 

Tudo está perfeitamente integrado com os rádios UconnectTM 5" LIVE e UconnectTM 5" Nav LIVE que permitem, através do mesmo ecrã, consultar também o mediaplayer, o telemóvel e o navegador. Para além disso, no ecrã de cristais líquidos surge o sinal de activação da tecla Sport na motorização 0.9 TwinAir Turbo de 105 cv.
Este elemento, a consola central e o grupo rádio-bocais de ventilação podem ser em cor de marfim ou pretos, escolha esta que influencia o carácter da viatura entre "vintage" e desportivo. Aliás, o painel de instrumentos do Novo 500 representa uma ligação ideal entre estética retro e modernidade tecnológica.

 

Novos cromados dão realce a um conjunto equilibrado, agradável ao tacto e à vista, sem prejudicar a funcionalidade: os compartimentos para objectos, por exemplo, são numerosos e bem distribuídos e os comandos no volante são de série em todas as versões, tal como o ar condicionado; os bocais de ventilação foram redesenhados e são agora equipados com lamelas paralelas para garantir uma regulação precisa da direcção e do caudal de ar.
Se o corpo superior do tabliê tem o papel de transmitir um aspecto de requinte e personalidade, sublinhado pela faixa central, na mesma cor da carroçaria, já a parte inferior propõe a funcionalidade de novos e mais espaçosos compartimentos para objectos. A alavanca da caixa de velocidades, colocada no tabliê e de manuseamento fácil e cómodo, tem o aspecto de um requintado componente mecânico, com partes cromadas e um simples e eficaz punho, preto brilhante ou cromado conforme as versões. O conjunto dos botões de utilização mais frequente é inspirado nas gemas luminosas e nas alavancas do antigo 500, sendo de fácil identificação e de utilização imediata.

 

Os estofos estão disponíveis em nove combinações de cores. Os bancos garantem todo o conforto que se pode desejar, sendo fabricados com materiais ainda mais ergonómicos e estudados de modo a facilitar a passagem para o banco de trás. Do ponto de vista estético, apresentam um tecido com padrão em ziguezague tom sobre tom na versão Pop e, na versão Lounge, tecido Príncipe de Gales com pormenores e debrum cor de marfim, verde-azeitona ou coral, com apoios de cabeça e parte superior das costas a contrastar, em ecopele preta ou marfim. Como opcional, está disponível o exclusivo revestimento em Pele Frau preta, bordeaux ou cor de tabaco, com o logotipo 500 bordado na parte superior das costas do banco, a contrastar, em marfim ou azul, para os bancos bordeaux.

O banco traseiro oferece excelente habitabilidade para duas pessoas e retoma, em todas as versões, o aspecto extremamente cuidado dos bancos dianteiros. Para realçar a disponibilidade de espaço, a parte superior das costas dos bancos emerge do perfil dos bancos, oferecendo mais apoio aos passageiros. Na versão Lounge, o banco traseiro é fraccionado e rebatível separadamente, 50/50, de modo a poder adaptar-se a diversas exigências de carga.

O revestimento dos estofos e dos painéis das portas, de nova concepção, tornam "autêntica" a sensação de grande qualidade que o modelo, no seu conjunto, transmite logo ao primeiro olhar. Em pormenor, os painéis das portas propõem uma solução de contraste entre a parte revestida a condizer com os bancos e a estrutura em plástico que integra uma ampla bolsa para objectos e os altifalantes. Os puxadores das portas, por sua vez, apresentam uma forma "em gancho", cromada, que recorda o elemento mais célebre das portas do 500 histórico.

 

Apesar das dimensões compactas, o novo modelo oferece muito espaço, graças ao cuidadoso estudo da distribuição dos compartimentos para objectos, como demonstram os dois vãos no tabliê, para passageiro e condutor, o porta-luvas no lado do passageiro, as bolsas nos painéis das portas e o vão no suporte da alavanca da caixa de velocidades. Não menos importantes são as dimensões da bagageira: 185 litros que podem chegar a 550 rebatendo as costas do banco traseiro. De referir ainda o baixo limiar da bagageira, que facilita a carga e descarga de bagagem.

 

Mas há ainda mais uma novidade que, embora não visível, se sente e aprecia de imediato: os novos painéis insonorizantes colocados no interior das cavas das rodas e na divisória existente entre o compartimento do motor e o habitáculo, que proporcionam ainda mais conforto e silêncio em andamento.

 

 

O sistema UconnectTM

No centro do tabliê do Novo 500, entre os bocais de ventilação, em posição mais baixa em relação à versão precedente, sobressai o grande ecrã do sistema UconnectTM que, na versão Pop, propõe rádio, 6 altifalantes, comandos no volante, portas AUX-IN e USB, e sistema mãos-livres com tecnologia Bluetooth.

 

O Novo 500 Lounge oferece, de série, o Rádio UconnectTM 5" LIVE com ecrã táctil, a última fronteira do infoentretenimento, que fornece uma grande variedade de funcionalidades, a começar pelos serviços UconnectTM LIVE, gratuitos durante cinco anos, para além da disponibilidade do sistema mãos-livres com tecnologia Bluetooth, reconhecimento de voz e inúmeras opções musicais, a acrescentar ao rádio FM/AM. O condutor pode ligar os próprios dispositivos multimédia através de USB ou da entrada auxiliar de 3,5 mm (jack) e efectuar o streaming de música via Bluetooth a partir de um smartphone compatível. Como opcional, está disponível o rádio digital (DAB). O sistema dispõe ainda de intérprete de SMS que, através da tecnologia "text to speech", lê as mensagens de texto recebidas em telemóveis compatíveis.

 

No Novo 500 estreiam, assim, os serviços UconnectTM LIVE, incluídos no preço da viatura. É possível descarregar, para o próprio smartphone, a aplicação UconnectTM LIVE na Apple Store ou na Google Play Store. Assim que o smartphone estiver sincronizado com o Novo 500 Lounge, há numerosas aplicações que podem ser visualizadas e controladas a partir do ecrã táctil do sistema UconnectTM. As aplicações foram reprojectadas e adaptadas para utilização durante a condução, de modo a permitir que o condutor permaneça concentrado na estrada. O UconnectTM LIVE vai estar progressivamente disponível em numerosos países europeus; actualmente, está presente em Itália, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Espanha, Áustria, Bélgica, Suíça, Holanda, Luxemburgo, Irlanda, Polónia, Hungria, República Checa, Eslováquia, Dinamarca, Suécia e Finlândia no Rádio UconnectTM 5" e no Rádio Nav para smartphones Android e iOS.

 

O UconnectTM LIVE permite aceder directamente a partir do ecrã táctil à rádio online TuneIn, com mais de 100.000 estações de todo o mundo, ao Deezer Internet Music, que oferece mais de 35 milhões de músicas aos utilizadores "Deezer Premium", à Reuters, para estar permanentemente actualizado com as últimas notícias internacionais, e às redes sociais Facebook e Twitter, para estar sempre em contacto com os amigos. Para além disso, é ainda possível aceder à premiada aplicação eco:Drive que, prestando conselhos em tempo real sobre o estilo de condução, permite diminuir o consumo de combustível até 16%, contribuindo, assim, para reduzir as emissões de CO2.

 

O UconnectTM LIVE permite também, através da aplicação my:Car, receber alertas em tempo real com pró-memórias sobre a manutenção e aceder ao manual de instruções interactivo, possibilitando que o utilizador faça uma óptima gestão da sua viatura. Se o smartphone estiver ligado via Bluetooth, os alertas mais importantes são automaticamente transferidos para a conta pessoal UconnectTM LIVE, de modo a que a gestão da manutenção seja mais fácil do que nunca.

 

Por fim, está disponível como opcional o Rádio UconnectTM 5" Nav LIVE com sistema de navegação integrada TomTom 2.5D e comandos de voz. Graças às potencialidades de características como o indicador avançado de percurso, o condutor pode navegar facilmente mesmo nos cruzamentos mais complicados. A função TomTom IQ Routes®, por sua vez, é o modo mais simples de calcular o trajecto mais rápido, com base em velocidades médias reais. O condutor pode navegar em completa segurança recebendo instruções "turn by turn" no painel de instrumentos quando estiverem activadas outras funções no rádio.

 

UconnectTM LIVE com serviços TomTom LIVE

O Rádio UconnectTM 5'' Nav LIVE  inclui os serviços TomTom Live com comandos de voz e informações de grande qualidade sobre o trânsito para tornar as viagens mais eficientes, graças à app Uconnect LIVE.
O condutor do Novo 500 pode, agora, viver a experiência de navegação fornecida pela TomTom, que garante a mais ampla fonte de informações sobre trânsito do mundo. O UconnectTM indica os percursos mais rápidos e as mais precisas estimativas de hora de chegada e, para além de informações em tempo real sobre tráfego, os utilizadores beneficiam ainda de informações sobre localização de radares de velocidade fixos e móveis, quando disponíveis, e de previsões meteorológicas. Por fim, graças ao serviço TomTom Search & Go, é possível efectuar uma busca por categoria ou actividade comercial, como, por exemplo, uma estação de serviço ou um supermercado, e ser guiado até ao destino.