Inscreva-se na newsletter

Inscreva-se na newsletter de Stellantis Communications e fique atualizado sobre todas as novidades

05 mar. 2018

A Fiat no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2018

• As famílias S-Design e Mirror sobem ao palco em Genebra: a resposta da Fiat às mais recentes exigências em termos de estilo, personalidade urbana e conectividade. • Estreia mundial do novo 124 Spider S-Design, o modelo ideal para quem procura emoções a céu aberto, carácter forte e dinamismo. É acompanhado pelo 500X e pelo Tipo, também em versão S-Design.

 

  • As famílias S-Design e Mirror sobem ao palco em Genebra: a resposta da Fiat às mais recentes exigências em termos de estilo, personalidade urbana e conectividade.
  • Estreia mundial do novo 124 Spider S-Design, o modelo ideal para quem procura emoções a céu aberto, carácter forte e dinamismo. É acompanhado pelo 500X e pelo Tipo, também em versão S-Design.
  • Tecnologia e estilo são os pontos fortes das versões 500X Mirror, 500 Mirror e 500L Mirror: sistema UconnectTM com integração Apple CarPlayTM e compatibilidade com Android AutoTM, carroçaria azul especial e pormenores únicos.
  • Mirror é o nome da primeira série especial dedicada a toda a família 500, a evolução do ícone Fiat que seduziu milhões de condutores em todo o mundo.
  • As séries especiais foram sempre uma particularidade da marca Fiat, um dos elementos do sucesso de muitos modelos da gama FIAT e, acima de tudo, o segredo por trás da eterna juventude do icónico 500.

 

No Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2018, a Fiat exibe a sua gama com uma exposição mais abrangente e completa do que nunca, apresentando as famílias S-Design e Mirror, que oferecem soluções para as mais avançadas exigências em termos de estilo, personalidade e conectividade.

O Salão do Automóvel de Genebra será o local de estreia do 124 Spider S-Design, acompanhado pelo Tipo 5 Portas S-Design e pelo 500X S-Design, veículos com características muito diferentes e dedicados a quem gosta de expressar o próprio temperamento dinâmico também através da escolha de um automóvel de identidade inconfundível.

A caracterização S-Design é, de facto, a resposta da Fiat a quem procura estilo e conteúdo num automóvel de carácter contemporâneo, dinâmico e distintivo. Neste nível de equipamento, a viatura é um autêntico compêndio de desportividade, estilo e sedução, capaz de conquistar os condutores ao primeiro olhar. É dono de uma personalidade única, que reflecte a de um consumidor jovem e dinâmico. Pela primeira vez, uma série especial abrange toda a gama FIAT e faz a ligação perfeita de ambos os mundos representados pela Marca - os lados funcional e emocional da Fiat.

Mas em Genebra, a Fiat não é só S-Design. Uma área do stand será dedicada à família Mirror, a primeira série especial a abarcar toda a família 500. As séries especiais foram sempre uma particularidade da marca Fiat, um dos elementos do sucesso de muitos modelos da gama FIAT e, acima de tudo, o segredo por trás da eterna juventude do icónico Fiat 500, um modelo proposto numa série de versões que tem explorado os mais diversos territórios, prolongando assim a sua original e eterna juventude. Na sua longa história, algumas das mais memoráveis versões incluem o 500C by Gucci, o 500 by Diesel, o 500 Riva e as recentes edições 500-60.º e Anniversario, dedicadas ao 60.º aniversário do ícone da Fiat.

Desde o seu lançamento, o Fiat 500 sempre quebrou todas as regras do manual do mercado tradicional, mostrando que mesmo uma viatura compacta pode gerar uma família de modelos acessíveis e atraentes, capaz de garantir níveis máximos de personalidade e funcionalidade, e de se tornar um êxito retumbante desde o início. Oitenta por cento de todos os veículos Fiat 500 produzidos são vendidos fora de Itália e, em 2017, o ícone da Fiat foi líder de mercado em oito países, para além de se encontrar entre os primeiros noutras sete nações.

Com as versões 500L e 500X, o Fiat 500 afasta-se da tradicional segmentação do mercado, combinando características de diferentes categorias e dando vida a dois veículos que representam parâmetros de referência nos respectivos segmentos. Deste modo, a família 500 oferece três viaturas diferentes em termos de vocação e personalidade, que vão ao encontro das exigências de todos os clientes e da crescente procura de novas experiências, mas continuando a partilhar o mesmo característico, original e entusiasmante estilo do ícone Fiat.

De facto, o estilo e a tecnologia são, inquestionavelmente, os pontos fortes da nova série especial Mirror, disponível em toda a família 500, graças ao rádio UconnectTM de 7" HD Live, com ecrã táctil de alta resolução, à integração na gama da aplicação Apple CarPlayTM e à compatibilidade com Android AutoTM, que transformam a condução numa versátil experiência de vida que os condutores poderão apreciar em total segurança.

Em suma, com as famílias Mirror e S-Design, a Fiat vai ao encontro das mais recentes necessidades do mercado e oferece a todos os clientes a oportunidade de expressarem a própria identidade também através do automóvel que conduzem.

O stand Fiat completa-se com uma ampla série de acessórios e produtos desenvolvidos e projectados pela Mopar para personalizar cada viatura.


Família S-Design

Fiat 124 Spider S-Design

Estreando-se em Genebra, a série especial do novo Fiat 124 Spider realça o dinamismo e o temperamento desportivo do vitorioso roadster de 2 lugares da Fiat. Apresentado no rico nível de equipamento "Luxury", conta com pormenores de estilo adicionais com a certeza de conquistar os fãs das altas performances e das emoções fortes ao volante na condução a céu aberto. De facto, a Mopar®, Parceira Oficial da Fiat em termos de Serviços, Peças Sobresselentes e Acessórios Originais, Assistência em Viagem e Apoio ao Cliente, preparou um exclusivo pack de acessórios para cada viatura. A nova colecção inclui roll bar, pilar dianteiro e suportes dos retrovisores em aço polido. Esta exclusiva estética completa-se com jantes de 17" em liga leve de desenho especial, emblema tricolor na traseira e fita adesiva desportiva vermelha que chama a atenção para a clássica lateral, baixo centro de gravidade e posição de condução inclinada em direcção ao eixo traseiro, proporcionando uma silhueta escultural com as proporções de um automóvel desportivo de raça.

E se o estilo não for suficiente, os conteúdos são, também eles, de categoria superior. O 124 Spider S-Design oferece, sempre de série, os seguintes conteúdos: quatro airbags, ar condicionado de comando automático, rádio com Mp3 com porta USB e quatro altifalantes, estofos e volante em pele, faixa inferior e revestimento do painel de instrumentos com costuras à vista, Cruise Control e sistema de ignição sem chave. O modelo apresenta ainda Sistema de Elevação Activa do Capô, duplo terminal de escape cromado e faróis de nevoeiro.

E quando o motor arranca, também as emoções sobem de rotações: o Fiat 124 Spider S-Design é equipado com o fiável motor de quatro cilindros sobrealimentado 1.4 com tecnologia MultiAir, que debita 140 cv de potência e 240 Nm de binário, estando disponível com transmissão manual ou automática de seis velocidades. As performances com transmissão manual são excepcionais: 215 km/h de velocidade máxima e 7,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h (os valores para a versão automática são de 214 km/h e 7,6 segundos). A suspensão do 124 Spider utiliza um esquema de braço duplo à frente e Multilink atrás, especificamente regulado para proporcionar maior estabilidade em travagem e em curva. A direcção é precisa e de resposta rápida, com sistema de assistência eléctrica. Em suma, a combinação da direcção e da suspensão, o chassi leve, a distribuição equilibrada do peso e o motor sobrealimentado asseguram uma experiência de condução verdadeiramente dinâmica. A optimização dos elementos que envolvem o ruído, a vibração e a aspereza (NVH), incluindo pára-brisas com tratamento insonorizador e isolante, também contribui para proporcionar uma condução requintada e silenciosa.

  

Fiat 500X S-Design

O Fiat 500X no nível de equipamento S-Design é uma combinação vencedora de temperamento urbano desportivo, estilo e sedução, capaz de conquistar seja quem for ao primeiro olhar - um carácter inconfundível, desenhado para reflectir a personalidade de um público jovem e urbano.

A viatura presente no stand, um Cross S-Design, é equipada com motor 1.4 MultiAir de 170 cv de altas performances, transmissão automática de dupla embraiagem e tracção integral. A exclusiva carroçaria com pintura opaca distingue-se por pormenores em aço polido com acabamento Myron, incluindo os frisos laterais, os puxadores das portas, o spoiler dianteiro, a moldura dos grupos ópticos traseiros, o puxador da porta da bagageira e os suportes dos retrovisores. De referir ainda os vidros traseiros escuros. As jantes da viatura exposta no stand são de 18" e distinguem-se pelo acabamento em duas tonalidades. Por fim, os faróis a Xénon, também em aço polido, conferem ao 500X uma estética dinâmica e distintiva, reconhecível de imediato. Este tom escuro é retomado no estilo do interior, como, por exemplo no painel de instrumentos e nas guarnições do túnel central e dos painéis das portas. Sempre no interior, os bancos específicos S-Design são revestidos de tecido desportivo com logótipo bordado cor de cobre.

No nível de equipamento S-Design, a inconfundível elegância do 500X é realçada com um toque de estilo moderno e desportivo.

 

Fiat Tipo 5 Portas S-Design

O ano de 2017 apresentou resultados de vendas importantes para a família Tipo, incluindo as versões 4 Portas, 5 Portas e Station Wagon, com mais de 180 000 veículos vendidos em mais de 50 países na área EMEA. Na Europa, pelo segundo ano consecutivo, foi o veículo do segmento C que registou maior taxa de crescimento em relação ao ano precedente, com 4,1% de quota do total do mercado. É um líder de mercado estável em Itália com uma quota de 20,7% e, para a marca Fiat, é a segunda linha de viaturas mais global a seguir ao 500, com 70% das vendas efectuadas fora de Itália.

O segredo do seu sucesso é o imbatível valor fornecido pela combinação de uma personalidade inconfundível com uma gama simples, um elevado nível de funcionalidade expresso nos melhores espaços na categoria para passageiros e bagageira e pelos preço e custos de exercício surpreendentemente baixos.

A família S-Design não ficaria completa sem o Tipo S-Design, exposto em Genebra na versão 5 Portas, com a exclusiva cor de carroçaria Cinzento Metropoli. O modelo é imediatamente reconhecível graças à inconfundível e ampla grelha horizontal com acabamento Piano Black que abrange toda a frente. É complementado com a estética ainda mais agressiva dos faróis dianteiros Bi-Xénon com o mesmo acabamento da grelha que melhoram o desempenho em 30% em comparação com a versão de série. Os pormenores em Piano Black prolongam-se nas molduras das desportivas entradas de ar que contornam os faróis de nevoeiro e nos suportes dos retrovisores exteriores. As novas jantes de 18" em liga leve proporcionam um suplementar toque de dinamismo à imagem da viatura, cuja estética é complementada por vidros traseiros escuros e elementos como os puxadores das portas na cor da carroçaria.

O interior foi completamente remodelado, com estofos e acabamentos escolhidos pela personalidade arrojada e distintiva.

As costuras duplas nos estofos em pele e tecido Airtex e no punho da alavanca de velocidades são a combinação perfeita com o padrão do tecido do volante do crossover. O tabliê apresenta pormenores em "Piano Black" e uma larga faixa em cinzento técnico que se estende a toda a largura da cabina. O volante e a moldura da alavanca da caixa de velocidades apresentam o mesmo acabamento em preto brilhante que caracteriza a faixa.

O capô da viatura em exposição esconde o motor 1.6 Multijet 120 cv turbodiesel com transmissão de embraiagem dupla, capaz de debitar 120 cv (88 kW) a 3750 rpm e 320 Nm de binário máximo a 1750 rpm, assegurando extraordinária flexibilidade da caixa de velocidades e uma resposta rápida e enérgica.

A versão S-Design, disponível também nas cores Preto Cinema, Cinzento Coliseum, Vermelho Amore e Branco Gelato e nas motorizações 1.6 Multijet Diesel de 120 cv com caixa de velocidades manual, 1.6 E-Torq a gasolina de 110 cv com transmissão automática e 1.4 T-jet a GPL-gasolina de 120 cv, é mais um membro repleto de carácter e estilo da família Tipo e em breve será também oferecida no Tipo Station Wagon.

Além dos muitos elementos estéticos exclusivos, o Tipo S-Design oferece ainda, de série, a melhor tecnologia e conectividade, incluindo o avançado sistema UconnectTM HD Live de 7" com ecrã táctil capacitivo de alta resolução, permitindo que o utilizador "toque e arraste" as imagens como se estivesse a usar um tablet. Por outro lado, os comandos no volante permitem que o condutor interaja livremente com a aplicação Siri, graças à tecnologia Siri Eyes Free. O Fiat Tipo S-Design é o Tipo mais conectado de sempre: de facto, o equipamento de série inclui integração Apple CarPlayTM e compatibilidade com Android AutoTM, possibilitando que o condutor interaja com o smartphone de forma segura e intuitiva.

Em concreto, o Apple CarPlayTM permite que o utilizador aceda aos conteúdos e aplicações compatíveis presentes no seu iPhone, interagindo com o visor do rádio ou através de comandos de voz. O condutor pode ver as indicações de itinerário na aplicação Maps, fazer e receber chamadas, aceder a mensagens de texto e ouvir música, sem nunca precisar de desviar o olhar da estrada.

O sistema é também compatível com Android AutoTM, que transfere a experiência Android para a viatura, "projectando" aplicações e funções no ecrã central. O utilizador pode, assim, encontrar informações e utilizar as funções do Google enquanto conduz, de forma segura e fácil.

O condutor pode ainda utilizar o Google MapsTM para obter indicações de itinerário, ou aceder a música e comunicar com os amigos graças às aplicações de mensagens.

** Android Auto, Google Play e Google Maps são marcas registadas da Google Inc.

 

Família 500 Mirror

A gama Fiat mais conectada de sempre

A nova Família Mirror insere-se na longa tradição da Fiat de facilitar o acesso a equipamento e conteúdos de alta tecnologia que simplificam a vida tanto ao condutor como aos passageiros. As séries especiais 500X Mirror, 500L Mirror e 500 Mirror oferecem as mais recentes inovações tecnológicas, permitindo que o condutor ligue o seu smartphone ao sistema de infoentretenimento UconnectTM de um modo prático e seguro.

Na família Mirror, o sistema UconnectTM HD Live de 7" (com ecrã táctil de alta resolução) pode ser integrado com Apple CarPlayTM e é compatível com Android AutoTM, pelo que o utilizador pode "reflectir" o ambiente do próprio smartphone no ecrã de bordo, e utilizar as principais funções em total segurança.

Através dos comandos no volante, o condutor pode ainda interagir com as principais funções do Uconnect sem se distrair e também com a aplicação Siri, graças à tecnologia Siri Eyes Free.

Mas os novos dispositivos tecnológicos da Família Mirror não ficam por aqui. Os condutores podem ainda mandar instalar na sua viatura o inovador sistema Mopar® Connect. Este sistema combina serviços de assistência à distância e funções de supervisionamento para garantir paz de espírito em viagem, e a tranquilidade de ter a viatura sempre sob controlo através do smartphone.

 

Também a câmara de marcha-atrás (só no 500X e no 500L) e o sistema de navegação integrada TomTom 3D estão disponíveis como opcional.

O estilo dos três veículos vai buscar inspiração ao mundo da tecnologia, a começar pela pintura da carroçaria em tonalidades de azul, a cor de referência para alta tecnologia e conectividade. Cada uma das três versões sobressai ainda pelo logo "Mirror" no pilar e por um certo número de elementos cromados específicos.

As novas séries especiais 500 Mirror, 500X Mirror e 500L Mirror foram, portanto, concebidas para clientes particularmente interessados no mundo da conectividade e que procuram as mais recentes novidades no campo do infoentretenimento, mas com um olhar atento também às questões do estilo.

Especificamente, o Fiat 500 Mirror é dirigido ao mundo dos Millennials e está disponível tanto em versão berlina com tecto de vidro como na icónica versão descapotável. O Fiat 500L é a viatura para as famílias que estão sempre conectadas e é proposto com carroçaria bicolor na nova combinação Azul Venezia e tecto cinzento opaco e com jantes de 17" em liga leve com acabamento adiamantado, disponíveis como opcional. O 500X Mirror, dirigido a condutores jovens e dinâmicos, apresenta-se com carroçaria na nova cor opaca Azul Jeans, jantes de 17" em liga leve em preto opaco com acabamento adiamantado e faróis dianteiros Bi-Xénon. O interior caracteriza-se pela exclusiva faixa em Azul Jeans opaco e novos estofos especiais enriquecidos com costuras azuis.

 

Preparado para Apple CarPlayTM e compatível com Android AutoTM

Talvez o elemento mais especial do sistema UconnectTM que equipa as versões Mirror seja a integração com Apple CarPlayTM - o modo mais inteligente e seguro de utilizar o iPhone enquanto se conduz - e a compatibilidade com Android AutoTM, o novo sistema de infoentretenimento desenhado para explorar todas as funções do Google.

O Apple CarPlayTM permite que o utilizador aceda aos conteúdos e aplicações compatíveis presentes no seu iPhone, interagindo com o visor do rádio ou através de comandos de voz.

Graças à aplicação Maps, o utilizador pode ver indicações do percurso optimizadas com base nas condições do trânsito, recordar locais visitados recentemente e também os locais favoritos. Pode também fazer e receber chamadas, aceder a mensagens de texto e ouvir música, sem nunca precisar de desviar o olhar da estrada.

O sistema é ainda compatível com Android AutoTM, que permite que as aplicações e funções do smartphone do utilizador sejam "reflectidas" no ecrã presente no centro do tabliê, de modo a que o condutor consiga encontrar todas as informações que deseja enquanto conduz, com facilidade e segurança.

O condutor pode usar o Google MapsTM para receber indicações do percurso e aceder a músicas, a conteúdos multimédia e às aplicações de mensagens favoritas. A interacção fácil e imediata com dispositivos garante a comodidade de manter o mesmo sistema operativo também quando se está no carro, para estar constantemente conectado e conduzir com segurança, o que se traduz em grande qualidade de vida a bordo e melhor ergonomia.

** Android Auto, Google Play e Google Maps são marcas registadas da Google Inc.

 

Fiat 500X Mirror

Baseado no nível de equipamento Pop Star, o novo 500X Mirror é a simbiose perfeita entre estilo e tecnologia e caracteriza-se pelas exclusivas combinações de cores e pelo equipamento de série específico. A viatura exposta em Genebra apresenta-se na nova e exclusiva cor opaca Azul Jeans (disponível como opcional) e com sofisticados elementos cromados acetinados, incluindo puxadores exteriores, frisos laterais, molduras dos faróis de nevoeiro, suportes dos retrovisores e barras no tecto, estas últimas como opcional. A estética é ainda acentuada pelo emblema "Mirror" no pilar, por elegantes jantes de 17" em liga leve pretas com acabamento adiamantado e por eficientes faróis de nevoeiro a Xénon. O mesmo estilo fresco e jovem continua no interior, onde a exclusiva faixa do tabliê em Azul Jeans se liga aos novos estofos com costuras azuis.

O sistema UconnectTM HD LIVE de 7" é de série, como em toda a família Mirror, tal como a integração com Apple CarPlay e a compatibilidade com Android AutoTM.

O veículo em exposição é equipado com motor 1.4 MultiAir 140 cv e transmissão de dupla embraiagem; a gama inclui ainda o motor a gasolina 1.6 e-TorQ de 110 cv, os motores diesel 1.3 Multijet II 95 cv e 1.6 Multijet II 120 cv turbo, também com transmissão de dupla embraiagem, e o motor de dupla alimentação a gasolina e GPL 1.4 T-Jet 120 cv.

 

Fiat 500 Mirror

O 500 Mirror regressa a Genebra numa versão renovada, baseada no nível de equipamento Lounge. Disponível seja em versão descapotável, como a unidade em exposição, seja berlina (com tecto em vidro), a nova série especial distingue-se, exteriormente, por elegantes elementos cromados, como os suportes dos retrovisores e a aplicação no pára-choques dianteiro, pelos faróis de nevoeiro, pelo emblema "Mirror" no pilar e pela exclusiva cor Azul Italia, disponível como alternativa às cores de série da viatura.

Naturalmente, também o interior oferece interessantes elementos, incluindo o sistema UconnectTM HD LIVE de 7", de série na família Mirror, com integração Apple CarPlay e compatibilidade Android AutoTM. A versão exposta no stand caracteriza-se ainda por jantes de 16" em liga leve, e por estofos especiais Mirror, disponíveis como opcional, e oferece aos visitantes a oportunidade de descobrir as funções do novo serviço Mopar Connect. O 500 Mirror está disponível em todas as motorizações da versão Lounge da gama 500.

 

Fiat 500L Mirror

O 500L Mirror em exposição no Salão introduz uma nova e exclusiva pintura bicolor Azul Venezia com tecto cinzento opaco, com elementos cromados nas aplicações dos pára-choques dianteiro e traseiro, frisos laterais e suportes dos retrovisores a condizer em Cinzento Opaco. O resultado é surpreendente, evocando visualmente o mundo high-tech. O conjunto é "certificado" pelo emblema "Mirror" no pilar. A viatura exposta completa-se com faróis de nevoeiro, jantes de 17" em liga leve com acabamento adiamantado, apoio de braços central, sensores traseiros de estacionamento com câmara de marcha atrás e o exclusivo sistema de som Hi-Fi BeatsAudio. Sob o capô, esconde-se o motor de dupla alimentação 1.4 TJet 120 cv turbo.

O 500L Mirror está disponível em todas as motorizações da versão Pop Star da gama 500L.

 

Mopar® Connect: conexão à distância, máxima protecção

A nova gama Mirror disponibiliza, como opcional, o serviço Mopar® Connect. Este inovador conjunto de serviços conectados dedicados à segurança e ao controlo remoto do veículo pode ser integrado com os serviços Uconnect LIVE, acrescentando novas funções: de facto, os clientes que escolherem o Mopar® Connect têm acesso a toda uma série de serviços complementares, sempre através da aplicação Uconnect LIVE. Estes serviços incluem assistência em viagem, também em caso de acidente, e localização do veículo em caso de furto. Também é possível controlar algumas funções à distância, como trancar e destrancar as portas ou enviar um alerta se a viatura exceder uma determinada velocidade ou se estiver a deixar para trás uma zona de referência previamente marcada num mapa. Por fim, o Mopar® Connect permite ver a localização de estacionamento da viatura e informações sobre as suas condições, como carga da bateria, pressão dos pneus e nível de combustível.

Graças aos serviços Mopar® Connect, o cliente tem acesso imediato aos dados do veículo e é notificado se e quando forem necessárias intervenções de manutenção programada ou extraordinária. Isto significa que o cliente goza de maior segurança e protecção em viagem, para além de paz de espírito e de constante controlo da viatura, tudo através do smartphone.

 

Stand Fiat 

O stand preparado em Genebra está pronto para acolher os visitantes com aquela elegância e aquele estilo tipicamente italianos. É um espaço de exposição inédito, que realça as formas e satisfaz as exigências do design contemporâneo. Nesta edição do Salão Internacional do Automóvel, os modelos Fiat serão acompanhados pelas versões Abarth, sublinhando a ligação entre as duas marcas. Ambos os mundos manterão os seus traços característicos e estarão expostos em áreas do stand facilmente identificáveis, separadas mas contíguas, sem linhas divisórias nítidas.

A fluidez e o dinamismo marcam e identificam as duas áreas, mas sem criar obstáculos, e os conteúdos multimédia visíveis de todos os ângulos do stand foram projectados por forma a atrair os visitantes, envolvendo-os e transportando-os para uma viagem através dos mundos da Fiat e da Abarth.

Haverá ainda uma área específica onde os visitantes poderão apreciar de perto o mundo dos acessórios originais desenvolvidos pela Mopar® em colaboração com a marca Fiat. O novo e exclusivo esquema de cores das jantes em liga leve, disponíveis em 11 tonalidades, chama particularmente a atenção e é um dos elementos através dos quais a Mopar expande o conceito de "feito por medida", um elemento típico da tradição italiana aplicado ao mundo do automóvel para oferecer aos condutores infinitas possibilidades de personalizar o próprio veículo.

Durante o Salão, serão distribuídos folhetos informativos e colocados elementos específicos no stand para dar a conhecer ao público os produtos FCA Bank, a financeira da empresa especializada no financiamento ao sector automóvel. A empresa opera nos principais mercados europeus - na Suíça através da FCA Capital Suisse SA, apoiando as vendas de veículos do Grupo Fiat Chrysler Automobiles através de inovadores produtos financeiros e de leasing dedicados às redes de concessionários, a clientes particulares e a empresas.