Inscreva-se na newsletter

Inscreva-se na newsletter de Stellantis Communications e fique atualizado sobre todas as novidades

25 fev. 2019

Fiat celebra 120 anos de história no Salão Internacional do Automóvel de Genebra 2019

● Genebra será o palco da estreia da nova família 500 "120th", a gama mais elegante e com a melhor conectividade de sempre, que celebra os primeiros 120 anos da marca Fiat. ● Disponível nas versões 500, 500X e 500L, a nova gama "120th" distingue-se pelo seu novo e sofisticado visual Tuxedo de duas cores, uma característica totalmente nova no 500X.

 Fiat celebra 120 anos de história no Salão Internacional do Automóvel de Genebra 2019

 

  • Genebra será o palco da estreia da nova família 500 "120th", a gama mais elegante e com a melhor conectividade de sempre, que celebra os primeiros 120 anos da marca Fiat.
  • Disponível nas versões 500, 500X e 500L, a nova gama "120th" distingue-se pelo seu novo e sofisticado visual Tuxedo de duas cores, uma característica totalmente nova no 500X.
  • O sistema Apple CarPlay disponível permite controlar iPhone® usando o ecrã tátil do Uconnect. É possívelaceder ao Apple Maps, o Apple Music, enviar e receber mensagens, fazer chamadas telefónicas e muito mais através do Siri® ou do ecrã tátil de 7 polegadas.
  • Também inclui Mopar Connect, o sistema de serviços conectados que oferece assistência em viagem e a possibilidade de monitorizar remotamente o estado de um veículo em tempo real através de um smartphone.
  • Os projetores também estarão apontados para a nova edição especial Panda Connected by Wind. Resultante da colaboração entre a Fiat e o Wind 3 Group, tem conectividade Internet 4G graças ao "Windpack", que permite aos utilizadores ligarem até 15 dispositivos em simultâneo e oferece 50 GB de tráfego mensal.
  • Completando a linha de produtos estará o Tipo Sport 5-Portas, o modelo topo de gama desenvolvido em colaboração com a Mopar, num atraente novo visual preto e branco.

 

A Fiat escolheu Genebra como palco para a apresentação da nova família "120th" do modelo 500, a gama mais elegante e com a melhor conectividade de sempre. Disponível nas versões 500, 500X e 500L, a nova gama celebra o 120º aniversário da Fiat - um marco que muito poucos fabricantes de automóveis de todo o mundo atingiram. Ao mesmo tempo, inicia também um novo capítulo no livro da conectividade, uma dimensão social e tecnológica já explorada em 2018 na gama 500 Mirror.
Em Genebra, os visitantes podem pois familiarizar-se com a ideia de conectividade da Fiat: algo que é sempre simples, democrático, seguro e intuitivo. Afinal de contas, estes são também os pilares em que assenta a tradição Fiat: oferecer soluções tecnológicas inovadoras mas fáceis de utilizar, não só capazes de satisfazer os requisitos diários de mobilidade dos tempos modernos como também de acomodar o crescente foco da sociedade na segurança e comunicação.
Muito mudou desde 11 de julho de 1899, o dia decisivo em que a "Società Anonima Fabbrica Italiana di Automobili - Torino" foi estabelecida, mas a sua perceção do automóvel e, sobretudo, da forma como é "vivido" permaneceu inalterada ao longo dos anos, tornando-se um traço distintivo da marca a nível global.
O evento suíço também irá testemunhar a estreia do novo Panda Connected by Wind, resultante da cooperação entre a Fiat e a Wind. Este é mais um exemplo da "conectividade segundo a Fiat" e a sua forma de desfrutar o automóvel: sempre com 100% de conectividade, contemporâneo e seguro.

 

A família 500 "120th", a gama com a melhor conectividade e mais elegante de sempre

Genebra vai acolher a estreia mundial da nova gama comemorativa, que o público irá poder admirar em três versões: 500X "120th" 1.0 FireFly Turbo com 120 cv, 500 "120th" 0.9 Twin Air com 85 cv e 500L "120th" 1.3 Multijet com 95 cv. Os três exibem o novo visual Tuxedo de duas cores (preto e branco), uma característica totalmente nova no 500X.
O nome Tuxedo é uma referência ao famoso fato de cerimónia (smoking), que é complementado por uma exclusiva caixa de chave a condizer, detalhes em acabamento cobre e elegantes estofos no interior. Este elegante "traje" exibe orgulhosamente o logótipo especial Fiat com a legenda comemorativa "120th", associado ao conhecido símbolo de conectividade ou streaming. Pois é, a nova família 500 "120th" oferece como equipamento de série um ecrã tátil Uconnect 7" HD LIVE preparado para Apple CarPlayTM e compatível com Android AutoTM.
O suporte Apple CarPlay permite-lhe controlar o seu iPhone® utilizando o ecrã tátil Uconnect e aceder a aplicações como a Apple Maps, a Apple Music, enviar e receber mensagens, efetuar chamadas e muito mais através do Siri® ou do ecrã tátil de 7 polegadas.
O Android AutoTM disponível integra o seu telefone Android com o seu ecrã tátil Uconnect®. Com esta nova funcionalidade será fácil para o utilizador beneficiar de uma conectividade total, mantendo as mãos no volante.

 

Novo Fiat 500X "120th"

Pela primeira vez, o crossover italiano da casa Fiat ostenta um novo visual: a charmosa combinação Tuxedo (preto e branco). Tal como o fato de cerimónia existe noutras cores, é possível escolher também a elegante combinação de cores Tuxedo Pérola (pérola e preto) e Tuxedo Prata (cinza prata e preto).
O novo visual Tuxedo inclui ainda um conjunto de distintivas capas/tampas pretas nos espelhos retrovisores, soleiras laterais em Cinema Black, frisos das janelas cromados e jantes de liga de 16" (17" a pedido) com acabamento escurecido. A frente ostenta orgulhosamente faróis Full LED que proporcionam uma luz até 160% mais potente que a das lâmpadas de halogénio, maior segurança e menor consumo de energia (- 66%). No interior destaca-se o símbolo exclusivo da gama comemorativa. Os bancos, com estofos em tom cobre, harmonizam-se na perfeição com uma série de elementos elegantes, como a frente do painel de controlo preto e os apoios de braço nas portas revestidos a vinil. O sofisticado e metropolita 500X "120th" também é superlativo em conforto, graças a uma gama completa de equipamentos de série, incluindo sensores de luminosidade e de chuva, faróis automáticos e sistema de assistência ao estacionamento. Os quatro motores diferentes disponíveis também contribuem para uma experiência de condução confortável: 1.0 FireFly Turbo com 120 cv, 1.3 Multijet com 95 cv e 1.6 Multijet com 120 cv, todos com transmissão manual de 5 ou 6 velocidades. A gama disponibiliza igualmente pintura nas cores Branco Gelato, Branco Pearl, Cinzento Silver e Preto Cinema, todas com painel de instrumentos a condizer, bem como as opções exclusivas de duas cores Tuxedo Pérola e Tuxedo Prata, ambas com painéis de instrumentos e elementos em preto.

 

Fiat 500 "120th"

O icónico 500 também aparece no novo visual "120th", exibindo o seu "fato" Tuxedo de duas cores (preto e branco) com uma nova linha ainda mais elegante, melhorada pela soleira cromada no capô, as jantes de liga de 16" com acabamento cobre e a capota preta (a mesma cor utilizada para a capota de lona da versão descapotável). A mesma elegância pode ser encontrada no habitáculo, onde a frente negra do painel de instrumentos e o exclusivo tecido listrado (preto com riscas verticais) dos bancos lhe conferem uma aparência chique. A parte superior é em vinil, decorada com o logotipo "500" bordado. Totalmente equipado - com luzes de nevoeiro, banco traseiro 50/50 e tapetes personalizados - e disponível nas versões sedan e descapotável, o 500 "120th" apresenta-se com os motores 1.2 de 69 cv, 0.9 Twin Air com 85 cv ou 1.2 LPG com 69 cv. Pode ser adquirido nas cores Cinzento Cortina, Cinzento Carrara, Preto Vesuvius, (três camadas) Branco Ice e Branco Gelato.

 

Fiat 500L "120th"

A nova família Fiat 500 é completada pelo 500L "120th", igualmente na elegante versão Tuxedo de duas cores (preto e branco). Este visual é complementado por elementos em Myron nos para-choques, soleiras laterais e jantes de liga de 17", bem como pormenores com acabamento preto brilhante e cromado na grelha frontal. Elegância é também o que carateriza o interior, com uma sofisticada frente no painel de instrumentos e bancos exclusivos, estofados com tecido cinzento e pele sintética preta e realçados pelo tom cobre das costuras e pelo logótipo "500". O Fiat 500L "120th" também tem faróis de nevoeiro, sensores de luminosidade e de chuva e sensores de estacionamento como equipamento de série. Os clientes podem escolher entre o motor a gasolina 1.4 Fire de 95 cv com transmissão manual de 6 velocidades, o 1.3 MultiJet II turbodiesel de 95 cv com transmissão manual ou Dualogic robotizada, ou o 1.6 MultiJet de 120 cv com transmissão manual. No que respeita à pintura e acabamentos, os condutores têm inúmeras opções: para além da versão clássica Tuxedo de duas cores em preto e branco, existem outras versões como a Branco Gelato, Preto Cinema, Cinzento Maestro Grey e Cinzento Moda, ou a Maestro Tuxedo de duas cores (Maestro Grey com teto preto) e Moda Tuxedo (Moda Grey e teto preto).

 

Ecrã tátil UconnectTM 7" HD LIVE, preparado para Apple CarPlay TM e compatível com Android AutoTM*

O moderno e inovador ecrã tátil Uconnect 7" - preparado para Apple CarPlay e compatível com Android AutoTM - é fornecido como equipamento de série em todos os veículos da família 500 "120th", tornando cada viagem uma experiência de envolvência única. Resumindo, o sistema de nova geração UconnectTM tem um ecrã de alta resolução com 7 polegadas, interface mãos-livres Bluetooth, streaming áudio, função de leitura de mensagens e de reconhecimento de voz e entradas USB com integração de iPod e comandos no volante da direção.
Para além da gama de serviços UconnectTM LIVE, as principais características do sistema UconnectTM são a integração de Apple CarPlay - uma forma mais inteligente e mais segura de utilizar um iPhone durante a condução - e compatibilidade com Android AutoTM.
O sistema Apple CarPlay mostra as indicações do percurso otimizadas em função do trânsito através de Maps e pode ser utilizado para fazer ou receber chamadas, enviar e receber mensagens de texto e reproduzir Apple Music, permanecendo sempre concentrado na estrada. Também permite aos condutores utilizarem aplicações como Mensagens, Audiobooks e Apple Podcasts e suporta outras aplicações do seu iPhone. O CarPlay integra controlo de voz Siri e foi especialmente concebido para cenários de condução. O sistema é ainda compatível com Android AutoTM, para continuar a experiência Android na viatura, "projetando" apps e serviços no ecrã central. Foi concebido para consultar informações com facilidade e em segurança durante a condução. O condutor pode usar o Google MapsTM ou o Waze para receber indicações do percurso e aceder facilmente a músicas, a conteúdos multimédia e às suas aplicações de mensagens favoritas.
Para mais informações sobre a compatibilidade Android Auto, visite support.google.com/androidauto.

*Android Auto, Google Play e Google Maps são marcas registadas da Google LLC.
Apple CarPlay é uma marca registada da Apple Inc.

 

Mopar Connect: Maior conexão, Melhor proteção

Sempre em busca pela conectividade mais avançada, todos os veículos da nova gama 500 "120th" poderão disponibilizar o Mopar Connect como opcional, o sistema de serviços conectados que oferece assistência em viagem e a possibilidade de monitorizar remotamente, em tempo real, o estado do veículo através de um smartphone. Esta nova funcionalidade integra-se com os serviços Uconnect LIVE e acrescenta novas funções, como assistência em viagem, assistência em caso de acidente e localização do veículo em caso de roubo. O sistema pode ainda ser usado para controlar remotamente algumas das funções da viatura, tais como enviar um alerta se for excedido um determinado limite de velocidade, ou se veículo sair de uma zona previamente delimitada num mapa, ou para trancar e destrancar as portas. Por último, mas não menos importante, o Mopar Connect permite aos utilizadores localizar facilmente o sítio onde estacionaram a viatura e consultar informações sobre o estado da mesma nos seus smartphones.

 

Panda Connected by Wind, celebrando 120 anos de história da Fiat à velocidade 4G

Genebra também assistirá à estreia da nova edição especial Panda Connected by Wind, resultante de uma parceria entre a Fiat e o Wind, uma das marcas da Wind tre, empresa italiana líder no setor das telecomunicações. Comercializado em Itália a partir do mês de abril, o carro tem um novo visual dedicado e está totalmente equipado, especialmente com conectividade internet 4G, fornecida por um "Windpack". Para celebrar o seu 120º aniversário, a Fiat em cooperação com a Wind, que tem dado resposta às necessidades das famílias ao longo de 20 anos, irá oferecer aos clientes da nova edição especial a possibilidade de se manterem conectados à rede Wind tre, mesmo em movimento graças ao router Wi-Fi e Wind SIM, com 50 GB de dados mensais.
A edição especial Panda Connected by Wind tem um router "Linkzone 4G" wi-fi para ligar simultaneamente até 15 dispositivos, à velocidade máxima disponível - uma característica tecnológica que melhora adicionalmente a perspetiva de comunidade inerente ao modelo Panda. O router wi-fi móvel torna o Panda Connected by Wind num hotspot eficiente, sem necessidade de instalar qualquer software ou drivers. Uma vez ativado, cria uma rede wireless que permite ligar qualquer dispositivo compatível com Wi-Fi, para navegar na Internet, descarregar ficheiros e música, partilhar fotografias e documentos e gerir mensagens de e-mail. Além disso, o hotspot permite que os utilizadores possam desfrutar da aplicação Uconnect e de todas as suas funções, incluindo navegação Waze integrada, transmissão de música e rádio de Internet, utilizando o tráfego de dados desta oferta dedicada ao Panda Connected by Wind. Utilizando a interface web, é possível gerir todas as definições avançadas com rapidez e facilidade. Também se pode utilizar o router wi-fi fora do veículo, de modo a poder aproveitar a conectividade onde quer que se esteja. Na praia, nas montanhas ou no ginásio, poderá navegar na Internet, ver filmes e ouvir a sua playlist favorita. O dispositivo funciona com uma bateria interna e também pode ser carregado através da base de carga adequada fixa na tomada de 12 V do veículo. Em perfeita harmonia com o conceito de liberdade inerente ao Fiat Panda, podem ser utilizados os serviços roaming internacional dentro da União Europeia.
O novo Panda Connected by Wind continua no caminho da tecnologia amiga do utilizador, que teve início no ano passado com o Panda Waze, o carro citadino mais social de sempre e o primeiro no seu segmento a oferecer integração com a famosa aplicação de navegação Waze no "Panda Uconnect".
O Panda Connected by Wind irá certamente consolidar a liderança do modelo, que tem sido o best-seller absoluto de veículos em Itália desde 2012, e expandir a sua grande comunidade de 7,5 milhões de proprietários e entusiastas que, desde 1980, o têm escolhido como o seu manifesto de "liberdade em quatro rodas".
O Panda Connected by Wind ostenta um emblema comemorativo especial com o número "120" e a expressão "Connected by Wind", para além dos destaques em preto brilhante na chapa de proteção e puxadores das portas e das jantes bicolores de 15 polegadas. A sua singularidade é realçada por uma pintura a branco com duas características exclusivas opcionais, nomeadamente uma capota preta e capas dos espelhos cor-de-laranja, as cores que caracterizam a marca e a Wind.
Jovem e luminoso no interior, com bancos forrados a tecido negro e embelezados com costuras contrastantes brancas e verdes, o carro está equipado com U-Connect Mode e uma base de smartphone especial para permanecer conectado.
O Panda Connected by Wind tem um motor de 1.2 litros com 69 cv.

 

Tipo Sport, mais bonito e dinâmico que nunca

O Tipo Sport 5 Portas, a versão topo de gama desenvolvida em colaboração com a Mopar, será apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra.
Equipado com um motor 1.6 Multijet de 120 cv com transmissão automática DCT, o Tipo Sport exibido em Genebra tem uma pintura Branco Pastel elegante que contrasta com um teto preto (opcional). O preto também foi escolhido para as capas dos espelhos e os puxadores das portas. Muitos elementos recordam o mundo do desporto, tal como os novos para-choques desportivos na dianteira e traseira, as soleiras laterais, o difusor traseiro, o spoiler na tampa da mala e a moldura da luz de nevoeiro única. O visual desportivo é completado por um tratamento Gloss Black que embeleza as jantes de liga de 18 polegadas com acabamento diamantado (opcional, fabricado pela Mopar) e a grelha larga. Os faróis podem ser especificados com tecnologia Bi-xenon, que garante um desempenho 30% superior comparativamente à versão standard. A mesma exclusividade continua no interior do habitáculo, com um ambiente Total Black que é o cenário perfeito para os bancos em pele e tecido aprimorados com costuras duplas, e o volante e alavanca de mudanças forrados com padrão cruzado em pele techno. Por fim, a conectividade é de série com o ecrã tátil UconnectTM 7" HD LIVE, preparado para Apple CarPlay e compatível com Android AutoTM.
A propósito, o carro número 500.000 a sair da linha de produção foi um Tipo Sport, confirmando o sucesso deste modelo. Em menos de três anos depois de ser lançado, tornou-se o modelo que lidera o seu segmento em Itália e está entre os 10 mais vendidos em quatro países europeus, além de ser a segunda viatura mais global da Fiat, com mais de 70% das unidades vendidas fora de Itália.
A nova gama Tipo, que inclui três variantes de carroçaria (4 Portas, 5 Portas e Station Wagon) e quatro níveis de equipamento (Street, Mirror e os novos S-Design e Sport), é capaz de satisfazer as necessidades, gostos e exigências de mobilidade de clientes de todas as idades. As versões S-Design e Sport são dirigidas a uma clientela mais jovem e dinâmica que procura um veículo de personalidade forte e carácter desportivo, características estas que se destacam fortemente na versão Sport. O Mirror foi concebido para o cliente que necessita de espaço e modularidade e que deseja estar sempre conectado, enquanto o Street é ideal para jovens que procuram o atraente estilo, espaço e conforto que, muito justamente, dão fama à família Tipo. Por outras palavras, o modelo personifica as características que distinguem a Fiat - funcionalidade, simplicidade e personalidade. É por isso que cada um dos 500.000 Tipo construídos representa uma espécie de fato à medida, capaz de satisfazer os gostos e as exigências de mobilidade de cada cliente.

 

Acessórios Originais desenvolvidos pela Mopar para os modelos Fiat

Também será exibida no stand da Fiat uma seleção de Acessórios Originais desenvolvidos pela Mopar. Estes produtos de elevada qualidade estão em perfeita harmonia com as características técnicas e de estilo dos diferentes modelos, permitindo uma customização completa. Os produtos Premium, em particular, incluem o kit Carbon Sport, específico para o Tipo com elementos "Piano Black", e o Dark Pack para o 500X, criado pela Mopar com vista a realçar o visual da marca, a elegância, o design e o estilo desportivo deste crossover italiano fabricado pela Fiat. Mais detalhadamente, o Dark Pack confere ao veículo um visual intrigante e desportivo, com a ajuda da cor negra Monster Matte que adorna os espelhos, o friso dianteiro, os puxadores das portas, a pega da porta traseira e as guarnições nos farolins traseiros. Também inclui o filtro de habitáculo anti-alérgenos da linha Prime Parts, enquanto o Mopar Connect e as jantes de 18 polegadas são disponibilizadas a pedido.

 

O FCA Bank no Salão Internacional do Automóvel de Genebra

Este ano, o FCA Bank está mais uma vez presente nos stands das marcas da Fiat Chrysler Automobiles no Salão Internacional do Automóvel de Genebra. Em balcões especiais, com atendimento por profissionais da área financeira, os visitantes poderão ficar a conhecer as muitas propostas - específicas para cada mercado - do FCA Bank e da sua subsidiária Leasys, preparadas por medida para satisfazer todas as exigências de mobilidade.
O FCA Bank fornece produtos financeiros e de seguros para apoiar as vendas de marcas de automóveis de prestígio em 17 países europeus e em Marrocos, diretamente ou através de subsidiárias. Na Suíça, é representado pela FCA Capital Suisse SA. Já em Portugal, o FCA Bank faz-se representar pela FCA Capital Portugal, Instituição Financeira de Crédito do grupo da Fiat Chrysler Automobiles e do Crédit Agricole Consumer Finance. A oferta financeira da FCA Capital, no mercado português, concebida especificamente para as redes de vendas, para clientes privados e empresas, assenta essencialmente em:

  • Crédito Automóvel: A forma mais clássica de financiamento, destinada principalmente ao uso particular, com prestações flexíveis e prazos alargados.
  • Crédito Automóvel com Balloon: Modalidade de crédito automóvel que permite deixar até 30% do PVP do automóvel para o final do contrato.
  • Leasing: Solução financeira especialmente adequada a Empresas, ENI's e Profissionais Liberais, permite flexibilidade ao nível da entrada e também no valor residual. Oferece a possibilidade de escolha, na data de termo do contrato, entre devolver, manter ou substituir a viatura por outra nova;

Adicionalmente, a FCA Capital Portugal propõe uma vasta gama de serviços opcionais, que podem ser associados ao contrato de financiamento.
Mais informações disponíveis nos stands do grupo FCA no Salão Internacional do Automóvel de Genebra e nos seguintes websites

www.fcabankgroup.com - www.leasys.com - www.fcacapital.ch - www.fcacapital.pt

 

Lifestyle

No certame suíço, o grupo FCA apresenta uma área especial dedicada a uma seleção de merchandising elaborada em colaboração com parceiros de excelência, e criada para reafirmar os valores fundamentais das suas marcas.
No stand da Fiat, os visitantes podem encontrar produtos exclusivos, com um forte valor icónico, que celebram o aniversário da marca e evocam os seus valores fundamentais. A Coleção Gabs, dedicada ao icónico Fiat 500, que se renova agora com a nova cápsula "SS19" colorida, abarcando os valores partilhados pela Fiat e pela Gabs: estilo, design, cor e "Made in Italy". Também há espaço para "500 Happy People", que se dedica a experiências de viagem através de material impresso ilustrado em estilo banda desenhada.
Por fim, uma nova coleção de produtos, disponível nos concessionários Fiat, celebra a famosa abreviatura da marca (Fabbrica Italiana Automobili Torino) e, durante o evento, estarão disponíveis T-shirts "FIAT Centoventi - made in FIAT" de edição limitada exclusiva para o Salão Internacional do Automóvel de Genebra.

 

Inscreva-se na newsletter.

INSCREVA-SE AGORA