Inscreva-se na newsletter

Inscreva-se na newsletter de Stellantis Communications e fique atualizado sobre todas as novidades

13 mai. 2016

Fiat Tipo 5 Portas e Fiat Tipo Station Wagon

A família Tipo foi apresentada no recente Salão do Automóvel de Genebra, com estreia internacional das versões de 5 Portas e Station Wagon.

 


A família Tipo em síntese

A família Tipo foi apresentada no recente Salão do Automóvel de Genebra, com estreia internacional das versões de 5 Portas e Station Wagon.
Este lançamento marca o regresso da Fiat ao segmento das viaturas médio-compactas, com oferta dirigida directamente ao coração do mercado, graças a uma gama simples mas abrangente, que vai ao encontro das exigências de clientes privados e empresariais.

 

A versão de 4 Portas entrou em comercialização em finais de 2015 e já vendeu mais de 35.000 unidades na área EMEA: o seu sucesso baseia-se numa excelente equação de valor combinada com um espaço para passageiros e bagagens que reabriu a porta ao mercado das berlinas médio-compactas em muitos países.
Foi, em parte, graças a estas características que a família Tipo conquistou o prestigiado prémio Autobest "Melhor Compra de Automóvel 2016", atribuído por um júri de 26 jornalistas das mais autorizadas revistas de automóveis europeias. Esta distinção sublinha os dotes do modelo em termos de design, qualidade, conforto e versatilidade, e recompensa uma oferta excepcional focada na relação conteúdos/preço, conceito fundamental na estratégia da funcional família Fiat, resumida no slogan "Não é preciso muito para ter tanto ".
Os modelos Fiat Tipo 4 Portas, 5 Portas e Station Wagon partilham os mesmos valores, mas são donos de personalidades únicas, tão diferentes como o respectivo público-alvo, que abrange famílias, casais, jovens e profissionais.

 

A família Tipo foi desenvolvida em torno do conceito "Skills, no frills" e combina os conceitos históricos da Fiat de funcionalidade, simplicidade e personalidade com uma oferta extraordinária de relação conteúdos/preço.

 

Em termos de personalidade, o Fiat Tipo transmite estilo dinâmico e carácter forte em todas as versões.
As escolhas propostas ao cliente traduzem-se numa gama de motores simples e linear e em níveis de equipamento que chegam directamente ao âmago do mercado.
Há mais de 80 anos que a funcionalidade é uma característica da Fiat, tendo contribuído para projectar um conjunto de modelos de grande sucesso. Neste caso, o habitáculo, cuidadosamente pensado, oferece habitabilidade e capacidade de bagageira imbatíveis na categoria, para além de grande versatilidade, a qual encontra a máxima expressão na versão Station Wagon.

 

Quanto a dimensões, o modelo de 5 Portas mede 4,37 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,50 m de altura, enquanto a Station Wagon apresenta mais 20 cm, chegando a 4,57 m de comprimento e a 1,51 m de altura, graças às barras longitudinais no tejadilho, de série. A largura permanece igual.
A capacidade da bagageira sob a chapeleira está no topo da categoria: 440 litros para o 5 Portas e 550 litros para a Station Wagon, versão que integra ainda soluções extremamente práticas que maximizam a sua versatilidade.

 

O novo modelo é equipado com um fiável esquema de suspensões que proporciona direcção precisa, comportamento em estrada brilhante e conforto notável: de rodas independentes McPherson à frente e de rodas interligadas com eixo de torção atrás. Ambos os esquemas foram optimizados com o objectivo de reduzir o peso, contribuindo assim para melhorar a eficiência energética sem comprometer o dinamismo da condução.

 

Em Portugal, a gama segue uma lógica simples e linear: três variantes de carroçaria, dois níveis de equipamento e três motores, com duas opções de alimentação e três tipos de caixa de velocidades. A versão de 5 Portas e a Station Wagon estarão disponíveis nos níveis de equipamento Easy e Lounge. A gama de motores Euro 6 propõe unidades diesel e gasolina que se inserem no âmago do leque de potências entre 95 e 120 cv. A caixa de velocidades pode ser manual de 5 ou 6 velocidades ou automática de dupla embraiagem dependendo do motor. O consumo de combustível e as emissões são particularmente baixos, registando a versão ECO apenas 89 g/km de CO2 no ciclo de homologação NEDC.

 

Dentro do mais genuíno estilo Fiat, os novos membros da família Tipo oferecem diversas soluções inteligentes que melhoram a vida a bordo. Para além de um generoso equipamento de série, a gama estreia o inovador sistema UconnectTM 7" HD LIVE, com ecrã táctil capacitivo a cores de 7" de alta resolução que pode ser utilizado com o método "deslizar e arrastar", tal e qual como um tablet. Todos estes conteúdos são complementados com sistemas de segurança activa e passiva.

 

Foi ainda prestada uma especial atenção, desde as primeiras fases de desenvolvimento, ao Custo Total de Propriedade, elemento fundamental tanto para clientes privados como empresariais. Os valores alcançados, no topo da categoria, foram possíveis graças ao baixo consumo de combustível aliado a limitados custos de exercício, reparação e manutenção. Para além disso, a gama simples e linear e o completo equipamento de série contribuem para o elevado valor residual a longo prazo, enquanto a versão Business oferece uma solução à medida das exigências dos clientes frotistas.

 

Pronta para enfrentar os desafios do futuro, a família Tipo foi criada em Itália pelo Centro de Estilo Fiat e desenvolvida na Turquia com a Tofaş R&D, um dos maiores centros de investigação e desenvolvimento da FCA, envolvendo uma equipa de mais de 2000 pessoas durante os três anos de desenvolvimento do projecto. Durante esse período, os modelos foram testados ao longo de 8,7 milhões de quilómetros em condições extremas de tempo, percurso e altitude, preparando-os para serem vendidos em mais de 50 países da área EMEA. De tudo isto resultou uma família de viaturas robustas e fiáveis, construídas num dos melhores complexos fabris de automóveis a nível mundial, a fábrica Tofaş em Bursa, premiada com a Medalha de Ouro pelo programa World Class Manufacturing.