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10 jul. 2015

O Novo Fiat 500

• O modelo em síntese • Um concentrado de estilo Made in Italy • Elegância e inovação para um habitáculo intemporal • Sempre ligado, graças ao sistema Uconnect

O Novo Fiat 500

 

  • O modelo em síntese
  • Um concentrado de estilo Made in Italy
  • Elegância e inovação para um habitáculo intemporal
  • Sempre ligado, graças ao sistema Uconnect
  • Motores sob a insígnia do respeito pelo ambiente
  • Segurança e conforto ao mais elevado nível no segmento
  • Gama: uma resposta para cada exigência
  • Magneti Marelli para o Novo 500: tecnologia de vanguarda
  • Acessórios e serviços exclusivos com a assinatura Mopar

 

O modelo em síntese

O dia 4 de Julho sempre foi uma data importante para o Fiat 500: em 1957, foi apresentado o "pequeno grande carro", símbolo da motorização em massa, de que foram vendidos mais de 3,8 milhões de exemplares e que entrou de pleno direito no imaginário colectivo. Cinquenta anos depois, em 2007, capitalizando esse património, a Fiat conseguiu acelerar em direcção ao futuro: nascia o novo 500, um caso de sucesso imediato.

 

Após oito anos e mais de 1,5 milhões de unidades vendidas, o testemunho passa agora para o Novo 500, modelo com que a marca está pronta para enfrentar os novos desafios do mercado, sem esquecer as suas raízes mais profundas. Realizado pelo Centro de Estilo Fiat, o modelo apresenta um design, externo e interno, renovado e inconfundivelmente 500 que o torna ainda mais atraente. Não cresceu em dimensões, mas oferece conteúdos mais ricos em termos de tecnologia, de motores e de possibilidades de personalização: só deste modo o ícone podia evoluir, optimizando aqueles traços que o tornaram uma obra-prima.

 

Disponível em versão berlina e cabrio, o Novo 500 prevê o lançamento de três níveis de equipamento: Pop, Popstar e Lounge. O primeiro propõe, de série, sete airbags, Rádio Uconnect 5" com seis altifalantes, portas AUX-IN e USB, comandos no volante e luzes diurnas com LED. A versão Popstar acrescenta ar condicionado de comando manual, suportes dos retrovisores cromados e tampas dos cubos das rodas em aço em estilo vintage. A versão Lounge é enriquecida com pormenores sofisticados, como tecto panorâmico de vidro, jantes de liga leve de 15", grelha frontal cromada, Rádio Uconnect 5" LIVE com ecrã táctil e volante em pele com comandos que permite ao cliente - através da integração com o próprio smartphone - utilizar numerosas apps no sistema de bordo, de modo a estar sempre ligado.

 

A gama de motorizações inclui os motores a gasolina 0.9 TwinAir (potência de 85 cv ou 105 cv) e 1.2 de 69 cv, para além do motor de dupla alimentação 1.2 GPL de 69 cv. Em particular, os dois propulsores de dois cilindros apresentam emissões recordistas: 90 g/km para o motor de 85 cv, 99 para o de 105 cv. Num segundo momento, estarão também disponíveis o 1.3 Multijet de 95 cv e o 1.2 de 69 cv em configuração "Eco" que permite limitar as emissões de CO2 a 99 gamas por quilómetro. Em suma, o novo modelo está cada vez mais atento à mobilidade sustentável do futuro. Por fim, para alguns mercados, a gama incluirá os motores a gasolina TwinAir 0.9 de 65 cv e 1.4 de 100 cv.

 

Arrojado e sedutor, o Novo 500 apresenta cerca de 1800 novos elementos, todos estudados para valorizar a originalidade e, ao mesmo tempo, conferir ao modelo um estilo ainda mais requintado. São novos os faróis dianteiros, com luzes diurnas com LED, as luzes traseiras, as cores, o tabliê, o volante, os materiais: actualizações substanciais, portanto, mas fiéis ao inconfundível estilo 500. De resto, o ícone Fiat é o manifesto de uma nova concepção de mobilidade: é uma revolução "gentil" nas estradas do mundo, pois consegue unir valores aparentemente opostos.

 

Hoje, o Novo 500 renova-se sob a insígnia da continuidade estética e da evolução tecnológica. É esta a fórmula mágica de "ser 500", a única capaz de fundir os opostos com grande coerência: é um automóvel exclusivo mas acessível; é um "best seller" global que mantém um coração profundamente italiano; é um produto elegante sem deixar de ser divertido; é muito pessoal, apesar de ter registado mais de 1.500.000 vendas. Cada vez mais, o Novo 500 conjuga técnica e sentimento para se confirmar como termo de comparação no seu segmento, sob todos os pontos de vista. 

 

O Lingotto de Turim

Para a "world premiere" do Novo 500, foi escolhido o Lingotto de Turim, local simbólico que, a par do ícone 500, soube adaptar-se aos tempos e evoluir, respeitando a própria tradição. 

 

Inaugurado em 1923, o edifício da Fiat é, ainda hoje, admirado pela modernidade e pela elegância do desenvolvimento vertical e pela solução da pista de testes no telhado, tendo inclusivamente, na época, despertado o apreço do célebre arquitecto Le Corbusier.

 

Ainda antes de terminado, o edifício que tinha sido concebido como local de trabalho tornou-se símbolo da indústria italiana, entrando, assim, na memória colectiva. Aqui nasceram automóveis que atravessaram várias décadas, contribuindo para a motorização do país, até que o progresso industrial impôs a transferência para instalações que respondessem a lógicas mais modernas. Mas o Lingotto soube renovar-se para ir ao encontro das exigências de um contexto urbano em mudança, tendo sofrido um longo processo de restruturação interna, embora mantendo inalterado o aspecto exterior, símbolo da arqueologia industrial.

 

Hoje, o Lingotto revela o Novo Fiat 500, herdeiro daquele emblemático modelo que, nos anos Cinquenta, era testado exactamente na pista existente no telhado: renova-se, assim, a profunda ligação entre o Novo 500 e a cidade de Turim.